Conheça mais sobre adquirir sua Segunda Via CNH. Sobretudo, esclareça agora todas as suas dúvidas.
CNH
A CNH, popularmente conhecida como carteira de motorista, é um documento oficial de formalização, na qual garante ao portador da mesma o direito de dirigir em determinada ou determinadas categorias de veículos terrestres. Além de ser usada neste fim, a CNH pode ser utilizada na comprovação da identidade quando um outro oficial for solicitado. Devido a essas razões é fundamental ter a CNH sempre em mãos e atualizada, no entanto, as vezes acontecem imprevistos. Em caso de perda, além das possibilidades de furto, roubo ou danificação da CNH de alguma maneira, o procedimento a ser feito não é o de renovação. Nestes casos citados, o ideal é solicitar prontamente a Segunda Via CNH, no decorrer desse artigo será mostrado mais informações. Por isso, você precisa saber fazer a solicitação, confira esta leitura.
Segunda Via CNH
A Segunda Via CNH trata-se da cópia autenticada do original, tendo as mesmas informações e dados cadastrais. A segunda via é um artifício utilizado ao sanar a falta do documento original por algum motivo. Apesar de ser outra emissão, a Segunda Via CNH não deve ser solicitada aleatoriamente, pois como dito, é um documento oficial. Mas, sim quando houver a necessidade, mesmo porque a emissão da Segunda Via CNH tem um custo.
O que fazer antes de solicitar a Segunda Via CNH?
Algumas situações podem pedir a necessidade de requisitar uma Segunda Via CNH. É necessário estar atento aos documentos evitando eventuais danos causados pelo uso indevido de terceiros a partir de um documento oficial. Portanto, além de guardar zelosamente os documentos, em caso de uma pessoa dar falta da CNH, o ideal é procurar detalhadamente ela. Sobretudo, buscando nos últimos lugares que lembra de ter feito uso da mesma. Em caso de realmente não encontrar, é necessário agir evitando qualquer dano e prontamente solicitar uma nova CNH.
Qual a documentação solicitada na Segunda Via CNH
Devido ao fato de o órgão emissor da Segunda Via CNH ser o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), isso implicará em possíveis mudanças de documentos exigidos conforme cada estado. Por exemplo, no caso de o motorista dever apresentar ou não uma foto 3×4. No entanto, esse é um detalhe fácil de descobrir. Antes de se dirigir ao Detran, confirme pelo órgão responsável, quais documentos são necessários na emissão da Segunda Via CNH. Verifique abaixo o necessário em sua maioria nos gerais estados:
- Um RG, passaporte ou carteira de trabalho de identificação com foto;
- Número de CPF;
- Comprovante de Residência (cópia e original);
- Foto 3×4 (conforme o Detran do estado);
- Boletim de Ocorrência em casos de perda, furto ou extravio.
Como solicitar a CNH e qual o custo da solicitação?
Ao solicitar a Segunda Via CNH, o interessado, em geral, tem duas opções: visitar o Detran de seu estado ou realizar a solicitação via internet. Esta segunda opção é comum a quase todos os estados. Ao verificar, acesse o site do Detran e busque pela opção na aba de serviços. Se haver a possibilidade, o próprio site dará instruções de proceder com a emissão, condições e valor de pagamento e entrega. É possível o mesmo disponibilizar um agendamento de emissão da segunda via e instruída a ida portando a documentação necessária.
Na unidade indicada, será necessário apresentar a documentação e preencher alguns formulários. Tendo referência ao valor pago, a emissão da Segunda Via CNH tem taxa que também varia em cada estado. Portanto, é somada à taxa de envio pelos Correios. O solicitante deve verificar o valor da segunda via em seu estado. O envio ocorre em até 7 dias úteis no endereço registrado na CNH. Sendo assim, é importante o endereço estar atualizado.