Praticar a direção defensiva é a melhor forma para se evitar acidentes nas vias públicas, por isso, suas ações são cobradas nas provas teórica e prática do Detran.
Sendo assim, é sempre frequente em noticiários cenas de colisões e atropelamentos, situações muitas vezes evitáveis quando se conduz o veículo com atenção redobrada.
Ou seja, aplicando as orientações de direção defensiva, é possível evitar diversos acidentes de trânsito.
Portanto, quem solicita a primeira habilitação ou vai renovar (reciclagem), precisa ter essas diretrizes de segurança afiadas, pois são cobradas nas provas teórica e prática.
Sendo assim, vale conhecer todos os aspectos da direção defensiva para conseguir tirar a CNH e dirigir bem nas estradas brasileiras.
Direção Defensiva
Primeiramente, a direção defensiva é um conjunto de medidas destinadas a evitar ou reduzir ocasiões de perigo. E de acordo com as leis do país, tais práticas devem ser ensinadas nos Centros de Formação de Condutores. No curso o candidato à primeira habilitação, sobretudo, é apresentado as principais dificuldades de se conduzir um veículo e quais ações de direção defensiva deve-se adotar a fim de evitar se envolver em acidentes. Os conteúdos ensinados classificam a direção defensiva em:
- Preventiva – é a conduta frequente do motorista, na qual deve perceber o fluxo de veículos e outros aspectos ao redor, como a passagem de pedestres, ciclistas, etc;
- Corretiva – medida na qual visa corrigir um equívoco no trânsito, de maneira rápida, para não colidir, por exemplo.
Para colocar a direção defensiva na prática, o condutor deve considerar desde ações simples até observações na mecânica do veículo. Entre essas estão:
- Regule assento e espelhos retrovisores de maneira que lhe proporcione a melhor postura, além de visão ampla das laterais e traseira do veículo;
- No ajuste do banco, movimente-o para deixar as pernas e braços um pouco dobrados; não dirija com membros tensionados demais;
- Evite dirigir com o volume do equipamento de som nas alturas;
- Ter atenção à distância dos veículos anterior e posterior;
- Não fazer ultrapassagens em ponto cego;
- Usar setas sempre quando for fazer curvas e manobras de estacionamento;
- Seguir a legislação imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A distração com celular
Primeiramente, sem nenhuma dúvida, o uso do celular, atualmente, é o maior inimigo da direção defensiva. Contudo, mesmo não sendo considerado um crime de trânsito, o motorista identificado recebe 7 pontos na carteira, pois é infração gravíssima. Isso tudo porque o smartphone reduz a visão periférica do condutor, ao utilizar este aparelho, nossa capacidade de enxergar os “detalhes” é afetada, e perdemos a noção de buracos, sinalização, etc. Então, o ideal é só enviar mensagens ou atender o celular quando desligar e descer do veículo.
Itens de segurança
Outro ponto importante previsto nas diretrizes da direção defensiva é o uso adequado dos itens de segurança, sendo eles:
- Cinto de segurança;
- Sistema de freios;
- Sinais luminosos;
- Airbags;
- Buzina;
- Retrovisores.
Decerto, a cada atualização na legislação, outros componentes passam a ser obrigatórios. O essencial é verificar se todos funcionam bem, desse modo, quando precisar usá-los, não terá nenhuma surpresa.
Leis de trânsito
O artigo 28 do CTB, é destinado somente à direção defensiva. Sendo assim, o texto menciona: “o condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”. Portanto, na prática, se o agente de trânsito verificar que o motorista desrespeita essa exigência, pode aplicar penalidades e multas. Então, é necessário sempre estudar o CTB a fim de trafegar o mais próximo do ideal, principalmente, se vai realizar os exames para tirar a CNH.
Revisões preventivas
Fazer manutenções no veículo periodicamente é também medida do escopo da direção defensiva. Entretanto, é necessário seguir o manual, e sempre realizando o serviço em oficinas com credibilidade. As revisões preventivas devem observar:
- Situação dos pneus;
- Troca das pastilhas de freios quando apresentar desgaste;
- Corrigir vazamentos de óleo e água;
- Substituir óleo e filtros, respeitando a quilometragem ou tempo descrito no manual;
- Substituir lâmpadas queimadas;
- Verificar sempre o nível da água do sistema de arrefecimento;
- Alinhar e balancear as rodas.
Dessa forma, essa atitude de direção defensiva contribui para evitar os altos custos da manutenção corretiva.
Direção Defensiva na Prova Prática
Ao contrário do que muita gente imagina, os conceitos de direção defensiva não se limitam ao teste prático do Detran. Atualmente, os avaliadores observam a atitude do candidato durante a prova prática. Os examinadores verificam desde os ajustes de banco e retrovisores até o distanciamento de obstáculos nos quais simulam ciclistas. Portanto, vale reforçar seus conhecimentos em direção defensiva, antes do exame prático no Detran.
Simulado Detran BR - Direção Defensiva
Este é um Simulado Detran BR - Direção Defensiva
Ao final, você verá seu resultado! E poderá conferir quantas respostas acertou e também, as explicações daquelas que você errou.