O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, ou CRLV, é um dos documentos mais importantes para os motoristas e detentores de veículos.

O certificado também conhecido pela sigla CRLV, ele é de porte obrigatório previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e quando não apresentado, pode angariar alguns impasses.

Sendo assim, de modo a evitar prejuízos, é importante ter o CRLV sempre em mãos.

Nesse artigo, será mostrado um pouco sobre esse certificado obrigatório, como solicitá-lo e realizar a impressão do documento em casa.

Caso você queira saber mais a respeito desse certificado, confira esse texto e tirar todas as dúvidas sobre a solicitação do CRLV!

Conheça a Legislação de Trânsito no Brasil!

O que é o CRLV?

crlv

Conforme o próprio nome diz, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (conhecido por licenciamento de veículo) é um documento no qual garante a livre circulação de um veículo pelas vias, estradas e ruas brasileiras. De acordo com o Artigo 130 do CTB, todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, a fim de transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado.

Além de ser obrigatório, é importante estar atualizado, desse modo, não sofrerá por inadequações com a fiscalização. Sendo assim, é importante cumprir as obrigações com este documento. Desse modo, vai evitar ter complicações desnecessárias, como multa, pontos na carteira e a possível detenção do automóvel. Pois, essas medidas estão previstas no inciso V do artigo 230 do CTB no qual considera a ausência do porte do documento uma infração gravíssima.

O que é necessário para solicitar o CRLV?

Sendo assim, ter em mãos o CRLV do veículo significa evitar prejuízos. Pois, caso haja uma fiscalização e o motorista não detiver o CRLV, ele passará a depender da sorte de o fiscal ter acesso ao sistema informatizado no qual verifica o registro do veículo. Para não dar sorte ao azar, é importante que o interessado conheça tudo o que é necessário a fim de manter essa documentação atualizada e proceder com a solicitação do documento. Sendo assim, o CRLV é feito após o pagamento dos seguintes documentos:

  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Do famoso Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Do Seguro Obrigatório (DPVAT);
  • Além do pagamento de eventuais multas referentes ao ano anterior no qual ainda não tenham sido quitadas.

Portanto, a taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo nas agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela Internet. Não há emissão de guia ou boleto. O sistema bancário informará os possíveis débitos.

Por onde é feita a solicitação?

Devido aos departamentos estaduais de trânsito estarem, aos poucos, deixando de emitir o CRLV, é importante adquirir o documento obrigatório digitalmente. Esse desapego da emissão vem para agilizar o processo, diminuir custos e também a fim de facilitar o trâmite de entrega do CRLV. Pois, através da internet ou aplicativo, torna-se muito mais fácil obter e inclusive apresentar o certificado no qual está disponível tanto para impressão quanto em versão digital, a fim de ser apresentado em caso de solicitação. Em caso de estados nos quais ainda não disponibilizam o formato digital do CRLV, é preciso comparecer em uma unidade do Detran do seu estado no dia e hora marcados pelo site ou telefone portando um documento oficial com foto e CPF. Além disso, deve-se levar um comprovante de endereço (original e cópia) e comprovantes dos débitos necessários já quitados.

Como imprimir o CRLV em casa?

Primeiramente, existe a possibilidade de obter o arquivo digital do CRLV ou imprimi-lo diretamente de um dispositivo com acesso à internet, ficou ainda mais fácil ter o CRLV em mãos. Sendo assim, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, é necessário visitar o Portal de Serviços do Denatran;
  2. Após acessar a sua conta, busque por “Veículos”;
  3. Serão exibidos os veículos disponíveis e ao clicar em cada um deles, aparecerá a opção de realizar o download do arquivo;
  4. Após baixá-lo, basta imprimir. Também é possível que o portador do CRLV apresente o arquivo quando solicitado.

Agora você já sabe como solicitar, onde fazer e como imprimir o CRLV. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o!

Simulado Detran BR – Placas de sinalização de obras